Terça-feira, 28 de Junho de 2005

Dia 6

Produtos naturais - Parte 1


Os "medicamentos" da natureza de A a Z.


ABACAXI                           Abacaxi.jpg


 Em que situações deve ser utilizado


Em casos de ocorrência de febre, ajuda a digestão, elimina muco dos brônquios (bronquite) e elimina micróbios nocivos da garganta. É, ainda, utilizado contra afecções das vias respiratórias, da pele e acidez estomacal. As bromelinas, enzimas contidas no fruto, são usadas no fabrico de comprimidos para controlar a inflamação de tecidos e para emagrecimento, apesar de a sua aplicação em dietas ser ainda controversa.


Modo e quantidade de administração


Para a bronquite: corte o fruto em fatias e adicione mel sobre as mesmas. Em seguida cozinhe-as. Deixe arrefecer. Retire o sumo e coloque num frasco ou garrafa de vidro limpa e bem tapada. Tome 3 ou 4 colheres de sopa ao dia.


Afecções da garganta: coma o abacaxi, ao natural, beba o sumo e faça gargarejos com o mesmo.


Contra tosse com catarro: dilua duas colheres de suco de abacaxi num copo de água quente, adicione uma colher de mel. Beba bastante quente antes de se deitar.


Para o corpo: é usado em cremes, gel e óleos de massagem para combater a celulite e gordura localizada, pois ajuda a dissolver as gorduras e a reduzir as medidas.


 


ABÓBORA                


Em que situações deve ser utilizado


É utilizada em casos de diarreia, gases, prisão de ventre, febre, inflamações das vias urinárias, afecções renais, cistites, nefrites e reumatismo. É, ainda, usada no tratamento de afecções na próstata, contra vermes intestinais, parasitose, em queimaduras e afecções da pele, inflamações e dores de ouvidos. Combate também a anemia e a avitaminose.


Modo e quantidade de administração


Para a diarreia: coma durante alguns dias polpa de abóbora.


Para queimaduras: esmague polpa fresca de abóbora e envolva a mesma por uma gaze. Aplique na zona afectada.


Para o reumatismo: coma polpa de abóbora cozida.


 


ACELGA                         Acelga.jpg


Propriedades


É anti-anémica, emoliente, laxante e refrescante. O seu teor em ferro, vitaminas C, D, betacaroteno (provitamina A), ácido fólico e niacina (vitamina B5), confere-lhe óptimas qualidades alimentares. Cerca de 100 g de acelga crua fornecem 28,6 calorias.


Modo e quantidade de administração


Para casos de anemia e obstipação: inclua acelga na sua alimentação. Coza-a e consuma-a às refeições.


Para a pele: faça uma máscara calmante e anti-rugas. Pique folhas frescas de acelga, adicione um pouco de óleo de amêndoas doces e pique novamente, mas desta vez tudo em conjunto. Aplique uma camada da mistura obtida. Deixe repousar na cara por breves minutos e depois retire com água morna.


ALHO                      Alho.jpg


O que é


O alho trata problemas relacionados com reumatismo, artrite, dores articulares, digestão, doenças genito-urinárias, infecções, colesterol, febre tifóide, constipações, gripes, otites e catarro. Elimina parasitas intestinais, trata problemas circulatórios, baixa a tensão arterial, reduz os níveis de açúcar no sangue, diarreia, tosse, intoxicação por marisco.


Modo e quantidade de administração


Decocção - colocar num litro de água mineral fria 6 g a 15 g ou 3 a 4 dentes de alho, deixar levantar fervura e de seguida baixar o lume e reduzir até metade; adultos: 2 dl (um copo de água) 2 vezes ao dia, antes do pequeno-almoço e antes do jantar;


Maceração – num copo de água ou leite colocar 3 a 4 dentes de alho e deixar durante a noite, bebendo no dia seguinte para eliminar parasitas intestinais.


Cápsulas – conforme posologia.


AMEIXA                     Ameixa.jpg


O que é


Este fruto á apropriado para tratar febre, desidratação, sede, garganta seca, muito apetite, obstipação, aftas e gengivite.


Modo e quantidade de administração


Fruto fresco - para casos de febre interna, obstipação;


Fruto seco - para casos de garganta seca, sede, gengivite, aftas,obstipação;


Sumo – para os casos descritos acima.


ARROZ INTEGRAL               ARROZ.jpg


Propriedades


O arroz integral, em relação ao comum, tem várias vantagens: contém mais fibras, acelerando e facilitando a digestão; é ideal para dietas de baixo colesterol; contém maior teor de vitaminas A, B, E e sais minerais.


Modo e quantidade de administração


Sugestão de preparação:


Cozedura normal


1- Ferva 4 chávenas de água.   2-Acrescente 1 chávena de arroz integral.   3- Tape a panela e deixe cozinhar em lume brando por 45 minutos.   4- Quando o arroz começar a secar, acrescente sal q.b., ½ chávena chá de água fria, um fio de azeite (ou creme de gergelim) e salsa picada.   5- Retire do lume e deixe abafado por 5 minutos e sirva. Desejando o arroz mais macio coloque mais água e abafe por algum tempo.


Cozedura rápida (panela de pressão)


1- Coloque numa panela de pressão, 4 chávenas de água fria.   2- Acrescente 1 chávena do arroz integral e temperos a gosto.   3- Tape a panela e deixe cozinhar por 20 minutos.   4- Retire do lume e deixe a pressão sair e sirva.


Nota: Os tempos de cozimento, podem variar conforme as características do fogão ou forno.


BATATA                  BATATA.jpg


O que é


A batata está indicada para tratar úlceras pépticas, dores e acidez do estômago, dores articulares, de cabeça, costas, assim como erupções cutâneas, hemorróidas. A sua casca pode ser utilizada para tratar gengivas inchadas e queimaduras.


Modo e quantidade de administração


Sumo - espremer uma batata e adoçar com mel, para tratar problemas gástricos e úlceras duodenais; · adultos: 40 g de batata espremida, uma vez por dia;


Emplastro – esmagar uma quantidade de batata suficiente e colocar sobre a articulação dolorosa, cabeça, costas e nas erupções cutâneas. BERINGELA                            Beringela.jpg


 O que é


A beringela é utilizada para reduzir o colesterol, regula a hipertensão, é diurética. Aplicada em cataplasma, creme ou pomadas pode tratar hemorróidas, queimaduras, abcessos, herpes e outros problemas de pele. Pode ajudar a aliviar a obstipação e sangue nas fezes. Cozida – em vapor ou de outro modo, para obstipação e hemorróidas.


 


 BETERRABA                        Beterraba.jpg


Propriedades


Tem acção anti-tumor, anti-tóxica, emoliente, nutritiva, rejuvenescedora, purifica o sangue eliminando as toxinas.


Modo e quantidade de administração


Sumo nutritivo: bata uma beterraba com laranja e/ou cenoura. Pode também ser cozida para o uso em saladas.


Consumida crua: óptima em casos de prisão de ventre, combate a fraqueza orgânica, reumatismo e artrite. Tem acção preventiva nos problemas de próstata.


O sumo: tem uma acção regeneradora do organismo mais rápida e eficaz, sendo óptimo também para fortalecer os tendões e descongestionar as vias urinárias.


BRÓCULOS                       


Propriedades


Os brócolos contêm tanto cálcio como o leite. Também é fonte de fósforo, ferro e fibras. Quanto mais escura for a sua cor (sejam roxos, verdes ou verde-azulado-escuro) tanto maior será a quantidade de vitamina C e betacaroteno. Tem acções tais como: anti-cancerígena, anti-oxidante, anti-inflamatória, calcificante, calmante, diurética, emoliente, laxante, vitaminizante.


Modo e quantidade de administração


· Para ajudar o fígado: coza em vapor ou numa panela tapada, com pouca água, pelo menor tempo possível e coma os brócolos.


· Para restabelecer vitaminas e minerais: além de comer os brócolos aproveite a água da cozedura dos mesmos para fazer uma deliciosa e nutritiva sopa.


CEBOLA                                           Cebola.jpg


O que é


A cebola está indicada para tratar: dores no peito, flancos, e costas devido a gripe, tosse, pieira, respiração ofegante, sensação de peso no peito, pleurisia, bronquite, digestão lenta, enfartamento, dores abdominais, distensão abdominal, obstipação, angina do peito, furúnculos, abcessos, disenteria e micção urgente.


Modo e quantidade de administração


Decocção - colocar num litro de água mineral fria 4,5 g a 9 g de cebola, se for usada seca, ou 30 g a 60 g, se for fresca. Deixar levantar fervura e de seguida baixar o lume e reduzir até metade; · adultos: 2 dl (um copo de água) 2 vezes ao dia, antes do pequeno-almoço e antes do jantar; Suco – espremer a cebola e aproveitar o sumo, adoçar com açúcar.


CEREJA                      Cereja.jpg


Propriedades


Desintoxicante, remove toxinas e os fluidos, estimulando o funcionamento dos rins. É também laxativa, estimulante, depurativa. Tem a propriedade de neutralizar os ácidos do organismo.


Modo e quantidade de administração


· Como preventivo da gota (baixa o nível de ácido úrico no sangue): uma dose de 250 g de cerejas preferencialmente frescas, ou enlatadas, por dia, durante uma semana.


· Para casos de artrite e gota: ferve-se 30 g de pedúnculos secos em um litro de água, filtrar e adoçar levemente, bebendo um cálice durante o dia.


· Como reconstituinte do organismo: cozinhar cerejas frescas ou secas no vinho necessário para cobri-las. Depois bebe-se o caldo bem adocicado com um pouco de mel.


COGUMELO                      Cogumelo.jpg


Propriedades


É um promissor agente anti-cancerígeno, exerce um efeito anti-mutagénico e bactericida, sendo estimulante, tónico e regenerador.


Modo e quantidade de administração


· Se os cogumelos escureceram: deixe-os em água com sumo de limão.


· No churrasco: envolva os cogumelos com papel de alumínio, coloque na grelha e sirva temperados com leite de soja ou sal e azeite.


· Os cogumelos não devem ser usado como remédio, somente como complemento alimentar.

publicado por anasofiatn às 11:41

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. 9 maneiras de fechar a bo...

. Obesidade Abdominal e a S...

. 25 alimentos que seguram ...

. Vejam este site: www.flo...

. 10 MANDAMENTOS DA ACTIVID...

. GORDURAS

. AS COMPRAS

. PÃO

. Várias DICAS...

. VEGETAIS

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Agosto 2006

. Março 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds