Quarta-feira, 29 de Junho de 2005

Dia 7

Produtos naturais - Parte 2

DAMASCO                damasco.jpg


Propriedades


O damasco tem acção afrodisíaca, anti-espasmódica, rejuvenescedora, antitussígena, adstringente, anti-anémica, calmante, demulcente, emoliente, expectorante, laxante, mineralizante, peitoral, sedativa, tónica.


Modo e quantidade de administração


· Para casos de diarreia: coma damascos crus.


· Para casos de obstipação: coma damascos secos.


· Tónico para o rosto: prepare um sumo de damasco e aplique-o no rosto.


DIÓSPIRO            


   Em que situações deve ser utilizado


Em afecções do foro intestinal (irritação), acalma as dores ou irritação da garganta. Resolve a obstipação (prisão de ventre).


Modo e quantidade de administração


· Para dores ou irritação da garganta: utilize o sumo do fruto para fazer gargarejos de manhã.


· Para a obstipação (prisão de ventre): beba o sumo de dióspiro depois do almoço durante 3 dias.


ESPINAFRE                   Espinafre.jpg


O que é


Os espinafres são muito apreciados como vegetais, mas também pelas suas propriedades terapêuticas. São usados para tratar a obstipação, sede, diabetes, tonturas, acne, desmineralização óssea, hipertensão e melhoram a visão.


Modo e quantidade de administração


Decocção - colocar num litro de água mineral fria 20 g a 30 g desta planta fresca, deixar levantar fervura e de seguida baixar o lume e reduzir até metade;


· adultos: 2 dl (um copo de água) 2 vezes ao dia, antes do pequeno-almoço e antes do jantar; Este vegetal pode ser usado em saladas como a alface, salteado ou em sopas.


FAVA                              Fava.jpg


O que é


A faveira é uma planta da família das leguminosas subespontânea. São um componente útil em qualquer dieta equilibrada uma vez que são pobres em gorduras e ricas em fibra.


Modo e quantidade de administração


· Para minimizar a flatulência: as favas devem ter uma cozedura prolongada, pois desta maneira, reduz-se o conteúdo em açúcares das favas secas.


· Fonte de proteínas: coza favas e combine com massa ou arroz desta forma estará a consumir proteínas de qualidade equivalente à das fontes animais, como a carne ou os ovos.


 LEITE                           Leite.jpg


Propriedades


É altamente nutritivo, uma das principais fontes de cálcio, é hipotensor e preventivo. É composto principalmente por lactose, um açúcar constituído por glicose e galactose. Possui também sais minerais como fósforo e vitaminas A, D, E e do grupo B. Fornece uma quantidade de calorias importante.


Modo e quantidade de administração


· Prevenir as cáries: se depois de comer um bolo ou algum outro alimento muito rico em açúcar e não poder lavar os dentes, beba leite. Foi provado que este diminui para metade o efeito nocivo do açúcar nos dentes.


· Para fumadores (que fumam um maço e meio por dia): beber leite regularmente como prevenção da bronquite crónica.


· Gripe com expectoração: evite beber leite, uma vez que este adensa o muco, tornando mais difícil a sua extracção.


· Gripe sem expectoração: aqueça leite com casca de limão e uma colher de sobremesa de mel e beba ao pequeno–almoço, ao lanche e ao deitar.


LIMÃO 


O que é


O limão é um fruto muito apreciado pelas suas propriedades ácidas, para além de ser bom para refrescos ou culinária é óptimo para tratar infecções, febres, inflamações, aumenta a imunidade, é antídoto para mordeduras de insectos, elimina parasitas, desintoxica, trata artrite e gota, drena líquidos acumulados, promove a micção, beneficia a pele, vitaliza o sangue, pára as hemorragias e diarreias, fortifica os vasos sanguíneos, estimula a digestão, melhora o apetite e acalma.


Modo e quantidade de administração


Sumo - espremer o fruto, diluir num pouco de água e adoçar;


· adultos: ½ limão por dia, que se vai aumentando até 10 por dia, após 4 ou 5 semanas reduzir para 1 ou 2 limões;


Decocção – colocar num litro de água mineral fria 30g do fruto, deixar levantar fervura e de seguia baixar o lume e cozinhar durante 15 minutos;


· adultos: 2dl (um copo de água) 2 vezes ao dia, depois do almoço e depois do jantar;


 


MAÇà


Propriedades


A maça é um adstringente suave, cicatrizante, bactericida, descongestionante, emoliente, anti-inflamatória, anti-irritante e anti-tóxica. É tónica, estimula o fecho dos poros, o apetite, tem uma acção fortalecedora, refrescante e é reguladora do PH. As maçãs actuam nas bactérias benéficas existentes nos intestinos, regulando os mesmos com bastante eficácia.


Modo e quantidade de administração


· Para diminuir o colesterol recomenda-se: triture no liquidificador 2 maçãs bem lavadas, sem casca e tome o sumo ao fim da tarde, durante, pelo menos, 2 semanas. · Obesidade: infusão com 1 maçã com casca, cortada em pedaços pequenos, juntamente com 10 g de melissa, em 1/2 litro de água a ferver. Deixar repousar durante 10 minutos e beber durante a manhã.


· Hepatites: lavar bem uma maçã, cortá-la (com casca) e deixar ferver durante 10 minutos em 1/2 litro de água. Adicionar uma colher de mel e tomar pela manhã em jejum.


· Para gastrites e úlceras duodenais: tomar diariamente 100 a 150 ml de suco de maçã ou comer a fruta sem casca.


· A casca desidratada, preparada em infusão, dá um chá delicioso.


· Estudos comprovaram que comer maças diariamente ajuda a reduzir doenças da pele, asma e regula o aparelho digestivo.


 


MANGA                     Manga.jpg


O que é


A manga é um fruto que está indicado no tratamento de tosse, indigestão, sangramento de gengivas, transpiração excessiva e sede. É diurética, acalma o vómito, baixa a tensão arterial, trata a anemia, previne o cancro cervical (colo do útero), fortalece o sistema imunitário, diminui o risco de infecções virais e diminui os tumores.


Modo e quantidade de administração


Fruto fresco - comer em caso de vómito, enjoo, falta de apetite, sede, tosse e asma.


Decocção - colocar num litro de águamineral fria 100 a 150 g deste fruto, deixar levantar fervura e de seguida baixar o lume e reduzir até metade. Pode ser usada em casos de obstipação e dificuldade em urinar:


· Adultos: 2 dl (um copo de água) 2 vezes ao dia, antes do pequeno-almoço e antes do jantar.


MELANCIA                           Melancia.jpg


O que é


A melancia é um fruto com propriedades para tratar desidratação, sede, urina escura e escassa, é diurética, trata a icterícia ehepatite, é calmante, alivia queimaduras solares.


Modo e quantidade de administração


Este fruto pode ser comido fresco, cerca de 15 g a 30 g é o suficiente para fazer o efeito desejado. Se for aquecida, a polpa pode ser aplicada na pele queimada pelo sol. As sementes podem ser usadas para eliminar parasitas intestinais.


 


MELÃO 


O que é


O melão trata edemas que aparecem no Verão, vómitos, indigestão, distensão e dor abdominal, irritabilidade, insónia, sede, dificuldade em urinar, obstipação e dores de cabeça.


Modo e quantidade de administração


Fruto fresco - comer em todos os casos mencionados.


MORANGO                    Morango.jpg


Propriedades


Adstringente, analgésica, digestiva, anti-anémica, emoliente, anti-inflamatória, hidratante, anti-manchas, calmante, cicatrizante, despigmentadora, diurética, fortificante e nutritiva.


Modo e quantidade de administração


· Para peles normais: são usadas as folhas e os frutos maduros na forma de puré ou suco. É usado na forma de máscaras faciais para tratar de rugas e reavivar a cor das peles pálidas.


· Morangos cozinhados: podem ser usados em doces tais como, tartes, pudins, geleias e compotas. Contudo o seu valor nutricional é grandemente diminuído.


NABO


Propriedades


É rico em celulose, que estimula a acção dos intestinos e cálcio, um mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes. Tem como principais propriedades ser alcalinizante, diurético, laxante, mineralizante, refrescante e tónico.


Modo e quantidade de administração


· Contra as inflamações crónicas intestinais: coza o nabo, faça um caldo ou sopa. Beba 2 chávenas (chá) por dia.


· Combata as frieiras, os ardores e inflamações no geral: coza o nabo e aplique em forma de cataplasma.


· Contra bronquite e tosse: prepare um xarope aguado (cozendo em pouca água uma porção de nabo cortado em pedacinhos), deixe arrefecer a água e beba colheres de sopa do xarope várias vezes ao dia.


· Regularizar a inflamação intestinal aguda ou crónica: prepare um caldo do nabo cozido.


· Fortalecer os ossos e como diurético: prepare chá das folhas do nabo.


 


PAPAIA


O que é


A papaia é um fruto tropical que contém enzimas proteolíticas que ajudam na digestão: a papaína e a quimopapaína. Este fruto é usado no tratamento de obstipação ou diarreia, indigestão, dores de estômago, eliminar parasitas intestinais, disenteria, reumatismos, protege contra os cancros dos pulmões, colo do útero, cólon, pâncreas, mama e bexiga, trata a infertilidade masculina, evita o aparecimento de cataratas, reduz o risco de problemas cardiovasculares, fortalece os vasos capilares, retarda o envelhecimento.


Modo e quantidade de administração


Fruto fresco - comer em caso de febre e tosse crónica, uma vez ao dia; em caso de prisão de ventre, indigestão, dor de estômagoe inchaço abdominal, comer duas vezes ao dia. 


Sopa – cozinhar 0,5 kg de papaia não muito madura com 2 joelhos de porco (cozer em lume brando até estes últimos ficarem macios). Esta sopa deve ser comida uma vez por dia durante 3 dias, para favorecer o aparecimento de leite durante a amamentação.


 


PEPINO


Propriedades


Tem acção diurética, laxativa, anti-inflamatória, aperiente, calmante, digestiva, estimulante, refrescante, remineralizante e tónica.


Modo e quantidade de administração


· Sumo de pepino (batido com a casca): usado contra inflamações no tubo digestivo, na bexiga e enfermidades na boca, gengivas, lábios e dentes. É também uma excelente loção para as mãos de quem trabalha muito com sabão ou detergente.


· Sumo de pepino misturado com mel de abelhas: ajuda a combater problemas da garganta e anginas.


 


PÊRA


O que é


A pêra é um fruto que na medicina chinesa é utilizado para tratar a sede patológica, boca seca, desidratação, tosse, obstipação, inflamação e obstrução da vesícula, feridas e colesterol. Também melhora a actividade cerebral.


Modo e quantidade de administração


Sumo – o sumo de pêra é bom para desidratação, obstipação, muita vontade de comer.


Cozida – a pêra cozida trata todos os problemas apontados acima.


 


PÊSSEGO


O que é


O pêssego é um fruto que trata inflamações agudas do estômago, obstipação, tosses secas, baixa a tensão arterial, reduz o excesso de peso, alguns tipos de cancro, doenças cardiovasculares, infertilidade masculina e gengivite.


Modo e quantidade de administração


Fresco ou cozido - é indicado em casos de secura na garganta, sede e obstipação.


 


REBENTOS DE SOJA


O que é


Os rebentos de soja estão indicados no tratamento de febres, dores articulares e sensação de peso.


Modo e quantidade de administração


Decocção - colocar num litro de água mineral fria 9 g a 15 g, deixar levantar fervura e de seguida baixar o lume e reduzir até metade.


· adultos: 2 dl (um copo de água) 2 vezes ao dia, antes do pequeno-almoço e antes do jantar; Pode ser usada em saladas, sopas e salteado simples ou com carne.


 


TORANJA


Propriedades


Com propriedades adstringentes, aromática, conservante, estimulante, fungicida, tónica e anti-tóxica.


Modo e quantidade de administração


Para devolver a frescura e luminosidade à pele desidratada e envelhecida: utilizar uma loção tónica á base de toranja. Para o tratamento de herpes labial e para eliminar micoses: aplicação local sob a forma de pomadas à base de toranja.


 


UVA


Propriedades


A uva é chamada "a rainha das frutas", devido às suas excelentes propriedades purificantes do organismo. Tem uma acção: adstringente, afrodisíaca, anti-alérgica, anti-inflamatória, antioxidante, calmante, diurética, emoliente, estimulante, expectorante, laxante, refrescante e tónica.


Modo e quantidade de administração


· O "leite dos vegetarianos": faça um sumo de uva e dê às crianças. É mais rico que o leite de vaca pasteurizado.


· Para a anemia: junte quantidades iguais de sumo de uva e leite de noz, avelã ou amêndoa e beba 3 dias por semana.

publicado por anasofiatn às 16:25

link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. 9 maneiras de fechar a bo...

. Obesidade Abdominal e a S...

. 25 alimentos que seguram ...

. Vejam este site: www.flo...

. 10 MANDAMENTOS DA ACTIVID...

. GORDURAS

. AS COMPRAS

. PÃO

. Várias DICAS...

. VEGETAIS

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Agosto 2006

. Março 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds