Quinta-feira, 30 de Junho de 2005

Dia 8

O Peso mantém-se... </a>


Reeducação alimentar sem mistério


O que fazer


No seu café da manhã, consuma os seguintes alimentos:


- frutas e/ou sumo de frutas;


- leite ou iogurte ou queijo;


- torradas ou pão ou cereais matinais;


- uma quantidade pequena de geléia ou margarina pode ser consumida.


Organize o seu almoço ou jantar de forma que você consuma:


- 1 carne (carne bovina, carne de porco, frango, peixe, ovos, peru, galinha, frutos do mar.)


- 1 alimento fonte de cereais (arroz, macarrão, batatas, pão, cereais matinais- granola, aveia.)


- 1 leguminosa (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico.);


- 1 ou mais verduras (alface, agrião, brócolos, repolho, acelga, rúcula, espinafre.);


- 1 ou mais legumes (cenoura, chuchu, beterraba, quiabo, rabanete, pepino, vagem.);


- 1 fruta ou sumo de frutas (laranja, maçã, pêra, uva, banana, mamão, melancia, melão, morango).


Os lanches intermediários podem conter frutas, bolachas integrais, chás, leite, iogurte, barra de cereais, enfim alimentos saudáveis e práticos.


Fracione as refeições de forma que você faça de 5 a 6 refeições por dia, com pequenas quantidades de alimentos. Faça as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.


O grande segredo é a variedade. Escolha alimentos coloridos e varie sempre, faça preparações com alimentos diferentes nos vários dias da semana.


O que não fazer


Não pule refeições. - Ficar um longo período sem se alimentar pode trazer problemas ao organismo, como gastrite, o metabolismo não trabalhará tão bem, pois não terá o fornecimento regular de alimentos e você sentirá mais fome e uma tendência a exagerar na próxima refeição;


Não consuma muitos produtos industrializados. - Dê preferência aos alimentos frescos e naturais.


Não coma alimentos fritos. - Procure reduzir a ingestão de frituras a 1 vez por semana. Para fritar, utilize óleos vegetais. Não coma em excesso alimentos ricos em gordura saturada como manteiga, banha, creme de leite, queijos amarelos, carne gorda e com gordura aparente, como picanha.


Não deixe de consumir alimentos integrais, como arroz, pães, frutas frescas, verduras e legumes. - As fibras auxiliam no bom funcionamento do tracto gastrointestinal, dão saciedade e ajudam a regular a absorção de glicose e colesterol.

publicado por anasofiatn às 10:33

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