Terça-feira, 5 de Julho de 2005

Dia 13

Dicas para uma Boa Alimentação


1. Dividir a alimentação em 3 refeições principais e 3 lanches intermediários. Isso evita que o se fique beliscando entre as refeições, já que irá consumir pequenos lanches, aumenta o trabalho intestinal, pois haverá estímulo constante do tracto digestivo e aumenta o gasto de energia para o metabolismo dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte aos poucos ao normal.


2. Deve-se mastigar no mínimo 20 vezes cada garfada. Esta acção proporciona uma melhor digestão e um melhor aproveitamento dos nutrientes, maior gasto de energia e uma menor ingestão alimentar, pois comendo devagar, uma menor quantidade de alimentos fará com o indivíduo se sinta saciado.


3. Deve-se ingerir muito líquido, principalmente água (1.5 a 2 litros) para a manutenção das funções normais do organismo, mas sempre no intervalo das refeições.


4. O açúcar deve ser diminuido ou substituído por algum outro adoçante. É muito calórico e não traz benefícios à saúde.


5. As fibras devem fazer parte da ingestão diária para assegurar um bom funcionamento intestinal e para auxiliar na prevenção e tratamento de doenças como o aumento do colesterol e cancro de cólon. Além disso, alimentos ricos em fibras reduzem a sensação de fome. Recomenda-se o consumo de 20 a 30g de fibras por dia.


6. O exercício físico, quando praticado de forma correcta e orientado por profissionais especializados, acelera a queima da gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.


7. Fazer as refeições em lugar tranquilo e sem pressa. Nunca se deve comer em andamento ou a vêr televisão. O ambiente deve ser calmo para que as frustações não sejam descontadas no prato de comida. Com pressa, o indivíduo come exageradamente sem perceber, pois demora mais tempo para sentir saciedade.


8. Não dormir logo após as refeições e não comer alimentos pesados à noite, pois nesse período a digestão é mais lenta e difícil.

publicado por anasofiatn às 14:28

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2 comentários:
De Kelly a 6 de Julho de 2005 às 01:35
Olá amiga de batalha, estou passando p deixar uma mensaginha e te lembrar da nossa batalha de julho, conseguiremos 3 kilos a menos. Juntando a Paciência c/ a Persistência e a Determinação teremos um trio harmonioso e forte, que supera tudo e nos leva onde queremos. Tenham uma ótima quarta-feira, bjs!!!
De isaloura a 5 de Julho de 2005 às 18:48
Ola amiga...
tb estamos a fazer a batalha de verão...emagrecer 2-2-2 nos tres meses de verão....todas as dicas são boas...um optimo dia..um beijo

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