Terça-feira, 5 de Julho de 2005

Dia 14

Para controlar o peso a longo prazo, o mais indicado é empregar as cinco técnicas enumeradas e explicadas a seguir.


(1) Para controlar a ingestão de gorduras, você pode seguir algumas regrinhas. A primeira delas é a regra das três gramas. Acostume-se a ler os rótulos dos alimentos e escolha os que contêm menos de três gramas de gordura em cem calorias. Procure as versões diet ou light de seus alimentos predilectos.


Mude aos poucos do leite integral para o semidesnatado, e depois para o desnatado. Escolha queijos pouco gordurosos. Aos poucos, substitua a carne vermelha por peixe, frango ou cereais. Consuma massas e cereais integrais.


Compre um livro de receitas vegetarianas e aprenda a fazer pratos gostosos sem carnes gordas.


(2) A segunda regra é fazer exercício. Está comprovado que as pessoas activas perdem peso mais facilmente. A atividade física é o segredo do sucesso nos métodos de controle do peso. Não é preciso introduzir mudanças radicais na rotina, só aumentar a atividade habitual. A prática regular de exercícios queima calorias, modera o apetite, afasta-a do frigorifico e dá mais energia.


Não é preciso exercitar-se durante meia hora seguida. Pode-se caminhar dez minutos, pedalar uma bicicleta ergométrica dez minutos e cuidar das plantas dez minutos. O melhor exercício não é o mais extenuante, mas sim o que você mais aprecia.


(3) A terceira regra para controlar o peso é aprender o que é verdade e o que é mito no que se refere à alimentação. Um dos principais obstáculos para a perda de peso são as ideias erradas sobre a comida.


- Não salte refeições pensando que assim vai emagrecer. Quando você suprime uma refeição, seu corpo reage reduzindo o metabolismo. Perde-se peso com mais eficiência fazendo várias pequenas refeições ao dia, em vez de uma ou duas.


- Certos alimentos, como os óleos vegetais, têm baixo teor de colesterol e são óptimos para o coração, mas são pura gordura. Uma colher de sopa de óleo tem cento e vinte calorias; uma chávena tem duas mil.


- Não queira perder peso rapidamente. Para perder meio quilo de gordura, é preciso queimar três mil e quinhentas calorias. Para perder dois quilos, seriam quatorze mil. Assim, pretender perder dois quilos numa semana é demais. Um objectivo sensato seria perder de 250 a 500g por semana. Quem emagrece muito na primeira semana pode estar a perder água, o que não faz bem à saúde.


- As calorias não são todas iguais. Por algum motivo, o corpo assimila com mais facilidade as calorias provenientes da gordura e mais dificilmente as que vêm dos carboidratos. Assim, um bife de seiscentas calorias engorda mais que um prato de massa de seiscentas calorias.


(4) A técnica seguinte consiste em aprender a controlar os pensamentos, sentimentos e emoções. Muita gente come por motivos emocionais e não por fome. Alguns comem quando estão tristes, outros quando estão alegres, solitários, deprimidos, stressados ou zangados. Reconhecer essas situações ajuda a controlar o apetite. Preste atenção àquilo que você come e evite escolher os alimentos por motivos emocionais.


(5) A quinta e última técnica para controlar o peso consiste em adoptar uma rotina adequada. Fixe metas realistas e planeje as situações de risco. Programe as ocasiões propícias a ganhar peso, como viagens ou feriados, e saiba o que fazer para evitar engordar. Tente manter a actividade física habitual.


Agora que você conhece as técnicas de controle de peso, não tente pôr todas elas em prática ao mesmo tempo. Adopte gradativamente essas mudanças. Comece com a técnica que melhor se adaptar a seus interesses e necessidades. As mudanças graduais são mais eficazes no controle do peso.

publicado por anasofiatn às 18:18

link do post | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. 9 maneiras de fechar a bo...

. Obesidade Abdominal e a S...

. 25 alimentos que seguram ...

. Vejam este site: www.flo...

. 10 MANDAMENTOS DA ACTIVID...

. GORDURAS

. AS COMPRAS

. PÃO

. Várias DICAS...

. VEGETAIS

.arquivos

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Agosto 2006

. Março 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub