Quinta-feira, 7 de Julho de 2005

Dia 15

                              fase_tpm.jpg


Tenho reparado que muitas colegas se queixam da TPM, por isso aqui vão umas dicas.


Quem quer perder peso sabe que os dias anteriores à menstruação são os mais críticos do mês. O corpo incha (podemos "engordar" até 2 kg por causa da retenção de líquidos!) e a vontade de atacar doces e massas é voraz.


"Então, nada mais ponderado do que, nessa época, comer uma dose extra de carboidratos, mas sempre com moderação, lógico!"


Por outro lado, ingerir a quantidade habitual de café, refrigerante e chá-preto é desaconselhado na fase pré-menstrual. É que a cafeína dessas bebidas é estimulante e pode agravar a irritabilidade própria da TPM.


Para amenizar os inchaços típicos desses dias fatídicos, deve evitar-se o sal e enchidos. E aumentar o consumo de fibras, como folhas cruas (alface, rúcula, etc.), que saciam e melhoram o trabalho intestinal. Além disso, a vitamina E, encontrada nos peixes gordos, como o salmão, é indicada para aliviar dores nos seios e stress.








Sinta o menos possível as consequências da TPM


Vitamina E


Na TPM, a produção da prostaglandina, causa alguns dos sintomas desagradáveis, como dor de cabeça, dor nos seios e cólicas. A vitamina E regula a produção dessa hormona, reduzindo os sintomas dolorosos.


Ácidos Graxos


 Como a vitamina E, os ácidos graxos regulam a produção de prostaglandina, reduzindo também sintomas como dor nos seios e irritabilidade.


Vitamina B6


Participa da produção de serotonina e dopamina no hipotálamo. Alimentos com vitamina B6 evitam sintomas de enjôo, taquicardia, dores de cabeça e irritabilidade.


Magnésio


Na fase pré-menstrual, há uma elevação na secreção do hormônio aldesterona. É isso que promove a retenção de sódio e de água pelos rins e o consequente inchaço. A ingestão de alimentos ricos em magnésio reduz a retenção de água, além de diminuir a sensibilidade da mama e as dores de cabeça típicas da fase.


Cálcio


Ajuda a melhorar a capacidade de concentração, o humor e de reduzir a retenção de água na TPM.


Zinco


Suplementos de zinco ajudam no controle de 85% de oleosidade da pele e de acnes e espinhas.

publicado por anasofiatn às 16:11

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