Quinta-feira, 21 de Julho de 2005

Dia 29

Cada célula do organismo necessita de uma fonte constante de oxigénio para converter o alimento consumido em energia.


A queima de oxigénio, entretanto, liberta os radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células sadias, podendo provocar envelhecimento, cancro, entre outros sintomas.


Alguns agentes podem promover a formação desses radicais, tais como: sedentarismo, poluição ambiental, gordura saturada (dos alimentos), cigarro e álcool. Por outro lado, algumas substâncias são relacionadas como anti-radicais livres, podendo amenizar e retardar os efeitos dessas substâncias, devem ser ingeridas em grande variedade através da alimentação.


São elas:


Ácido fenólico - Inibe as nitrosaminas, aumenta a atividade enzimática



  • Uva, morango, brócolos, repolho, cenoura, frutas cítricas, beringela, tomate, grãos integrais

Ácidos graxos ómega 3 - Inibem o estrogénio e combatem a inflamação



  • Óleo de canola, linhaça, nozes, peixes

Bioflavonóides - Inibem as hormonas que provocam o cancro



  • A maioria das frutas frescas e verduras

Catequinas (taninos) - Antioxidante



  • Uva, morango, chá verde

Curcumina - Protege contra os carcinogénicos induzidos pelo tabaco



  • Açafrão, cominho

Genistelina - Inibe o crescimento de tumores



  • Brócolos

Indóis - Inibem o estrogénio, que estimula alguns tipos de câncer; induzem as enzimas de protecção



  • Rábano, mostarda, rabanete

Beta caroteno - Previne danos à membrana celular



  • Vegetais verde escuros e amarelo-alaranjados

Isoflavonas - Inibem a acumulação de estrogênio e destroem as enzimas cancerígenas



  • Feijões, amendoim, legumes, ervilhas

Licopeno - Inúmeros estudos o relacionam com a prevenção do cancro da próstata



  • Alimentos vermelhos, principalmente o tomate

Quercetina - Inibe a mutação celular, a formação de coágulos e a inflamação



  • Cascas de uva e vinhos

Vitamina C - Aumenta a resistência às infecções e é importante na resposta imune



  • Frutas cítricas, couve, brócolos, tomates

Vitamina E - Previne danos à membrana celular



  • Germen de trigo (e óleo), óleos de soja, arroz, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes
publicado por anasofiatn às 12:14

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1 comentário:
De isaloura a 21 de Julho de 2005 às 15:53
ola amiga...
um optimo dia..um beijo

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