Segunda-feira, 25 de Julho de 2005

Dia 33

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE


ALIMENTOS PARA ESPANTAR A DEPRESSÃO


O triptofano, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina que é o neurotransmissor capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar e até induzir e melhorar o sono.


Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão, assim como uma alimentação com excesso de proteínas.


O caminho é o equilíbrio! Nem de menos, nem de mais.


Fontes de triptofano: carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, nozes e leguminosas.


Fontes de carboidratos: pães, cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, frutas, legumes e chocolate amargo (com moderação).


Proteínas que dão alegria


O processo de digestão das proteínas fornece os aminoácidos para o nosso corpo formar suas próprias proteínas. Um aminoácido conhecido como tirosina está relacionado com a produção de dopamina e adrenalina, ambos, neurotransmissores que promovem o estado de alerta, o "pique" e a alegria.


Fontes de tirosina: peixes, carnes magras, aves sem pele, ovos, leguminosas, nozes e castanhas, leite e iogurte desnatados, queijos magros e tofu.


Folato anti-depressão


O Folato ou ácido fólico é uma potente vitamina antidepressiva natural. Em baixas concentrações no organismo, diminui os níveis cerebrais de serotonina.


Fontes de Folato: espinafre, feijão branco, laranja, espargo, couve de Bruxelas, maçã e soja.


Vitamina B6 com prazer


Faz parte de uma enzima "chave" que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina e consequentemente melhora o humor.


Fontes de B6: frango, atum, banana, cereais integrais, levedura de cerveja, arroz integral, alho e sementes de gergelim.


O Cálcio nosso de cada dia


Diariamente o cálcio deve fazer parte do cardápio de homens e mulheres e assim garantir ossos e dentes saudáveis e ainda de "quebra" doses extras de bom humor! Os estudos mostraram que esse importante mineral ajuda a controlar e reduzir a irritabilidade e o nervosismo em mulheres que sofrem de TPM ( tensão pré-menstrual ).


Participa da transmissão de impulsos nervosos e contracções musculares. Regulariza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.


Fontes de Cálcio: leite e iogurte desnatados, queijos magros.


Magnésio, o grande colaborador do Cálcio


Além de ser colaborador do Cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação dos níveis de serotonina. Participa da produção de energia, da contracção muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.


Fontes de Magnésio: tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre, aveia, arroz integral.


Selénio, um mineral magistral


Segundo os pesquisadores, tudo indica que o selénio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selénio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.


Fontes de selénio: atum, semente de girassol, trigo integral, peixes.


Ómega-3, uma gordura do Bem


Os estudos clínicos vem mostrando que os ácidos graxos ómega-3 além de proteger o coração e as artérias, auxiliar na redução do colesterol, manter estáveis os níveis da pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, podem ainda auxiliar nos tratamentos contra depressão.


Pessoas que receberam doses de ómega-3 apresentaram melhoria nos sintomas de depressão.


Fontes de ómega-3: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe e sementes de linhaça.


Pimenta, uma medida picante


As pesquisas científicas constataram que o uso da pimenta vermelha, durante às refeições, proporciona acção no Sistema Nervoso Simpático com respectivo aumento da liberação de noradrenalina e adrenalina, ambos responsáveis pelo estado de alerta e melhora de ânimo em pessoas deprimidas.


Camomila, uma florzinha de longa data


Conhecida pelas nossas tataravós, a camomila sempre foi usada para acalmar crises de nervosismo. Tem efeitos relaxantes, amenizam a ansiedade e a depressão.


Um cafezinho


2 a 3 cafezinhos, ao longo do dia, pode prevenir a depressão, auxiliar na memória e no estado de alerta. O café coado em filtro de papel é o mais indicado. As substâncias existentes no grão que podem aumentar o colesterol ficam retidas no filtro.

publicado por anasofiatn às 10:55

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