Segunda-feira, 1 de Agosto de 2005

Dia 39

Dicas para reduzir a barriga


Uma alimentação saudável é ideal para manter a forma e até perder aquela barriguinha indesejável.


EVITE: · Alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatado carne vermelha, enchidos como linguiça, presunto, salame e salsicha. · Alimentos que retém líquidos como: enchidos, sal em excesso e alimentos processados.


Alimentos que favorecem uma barriga lisinha:


· As fibras insolúveis associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada (são eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão Integral; legumes/ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas).


· Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás, suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, pepino).


Dicas para diminuir o volume da barriga


· Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e consequentemente a gordura localizada;


· As magras também não estão livres de apresentar uma barriguinha; se for o caso, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras e coma legumes, verduras e frutas;


· Se o funcionamento do intestino anda devagar, aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia)


· Pratique actividade física - além de queimar calorias também reflectem num bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com frequência associando-se exercícios aeróbicos (para activar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal);


· Fraccione bem a dieta - O sistema digestivo não consegue processar um grande volume de alimento ingerido de uma só vez. O ideal é fazer refeições pouco volumosas e de baixo valor calórico até 6 vezes ao dia.


· Mastigue devagar - A pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.


· Evite os alimentos formadores de gases - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, enchidos como linguiça, presunto, salame e salsicha.


· Evite alimentos gordurosos - a gordura possui uma digestão mais lenta e com isso os alimentos gordurosos acabam permanecendo mais tempo no tracto gastrointestinal favorecendo aumento de seu volume.


· Evite o consumo excessivo de sal, exemplos – Pães, cereais enriquecidos ou de cozimento rápido; cereais secos; bolachas cream cracker, pipoca salgada; pickles; batatas chips; enchidos (linguiça, salsicha, paio, presunto cru, mortadela).


· Aumente o consumo de alimentos diuréticos - erva doce, coentro, berinjela e endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã; abacaxi, melancia, maracujá e chá: em especial, chá de salsa: acrescentar algumas folhinhas de salsa à água quente, adoçar ou não com adoçantes. E chás de ervas (gengibre/ canela / cardamo ou frutas).


· Atenção ao leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio. Muitas pessoas têm intolerância à lactose.


· Atenção a alguns adoçantes - alguns adoçantes são a base de sorbitol que fermenta no organismo provocando gases. Algumas frutas secas como uva passa, damasco, banana e principalmente ameixa seca também possuem em sua composição sorbitol.


· Beba bastante água - Além de diminuir a retenção de líquidos, ajuda na lubrificação do intestino. Por isso, é essencial tomar pelo menos 2 litros por dia. Mas evite líquidos durante as refeições (o suco e a água dilatam as paredes do estômago empurrando a barriga).


· Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

publicado por anasofiatn às 14:30

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2 comentários:
De Maggy a 6 de Março de 2007 às 11:17
Olá,
Encontrei o teu blog por acaso ao pesquisar chá de carqueja e adorei tudo o que li.
Realmente está muito bem explicado e informa-nos bastante.
Parabéns e obrigada
Beijinhos
De Maria Lima a 25 de Junho de 2006 às 03:16
Olá, olha encontrei o blog por acaso e axeio mm uma maravilha, gostaria mto de conversar ctg ou consigo nem sei como tratar, não sei se vai ver o meu comentário, mas se ler por favor gostaria mto de conversar pk vejo neste blog mtas das duvidas que tenho. Muito obrigada pela existencia do blog. aqui fica o meu mail e se me contactar ficava lhe eternamente agradecida. Beijinhos


marialima28@hotmail.com
sinceramente...mtos parabéns e espero ainda falar consigo

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