Terça-feira, 2 de Agosto de 2005

Dia 40

                                        

 QUE ALIMENTOS PODEM “DIMINUIR” A BARRIGA?

É impossível não mencionar a importância de um funcionamento intestinal regular (no mínimo 1 vez ao dia, sem esforço). E para que isso ocorra é preciso tomar água e ingerir em torno de 25 a 30 gramas de fibras solúveis e insolúveis por dia.


FIBRAS SOLÚVEIS, EFEITO: absorvem água e aumentam o bolo fecal.


ONDE ENCONTRAR: aveia, leguminosas frescas e secas como feijão, grão-de-bico, fava, lentilha e soja, frutas frescas – laranja (com bagaço e a parte branca), mamão, pêra, uva, figo, maçã, manga, ameixa fresca, abacaxi, etc.-- e frutas secas.


FIBRAS INSOLÚVEIS, EFEITO: além de aumentarem o bolo fecal, evitam a reabsorção da água pelo intestino e auxiliam no peristaltismo (movimento intestinal para eliminação das fezes).


ONDE ENCONTRAR: cascas de frutas e cereais integrais, farelo e gérmen de trigo, alface, acelga, agrião, aipo, espinafre, nabo, repolho, rabanete, cenoura, mostarda, brócolos, pimento e outros.


SEMENTES E FRUTOS OLEAGINOSOS, EFEITO: promovem a lubrificação intestinal.


QUEM SÃO: nozes, avelã, amêndoas, castanhas, amendoim, pistachio, sementes de gergelim, linhaça.


LAXANTES NATURAIS


Ameixa, mamão e tamarino contêm uma substância laxativa que não é prejudicial ao intestino. Por isso podem ser consumidos regularmente.


O AUMENTO DO CONSUMO DE FIBRAS PRODUZ GASES?


Algumas pessoas relatam flatulência (formação de gases) quando aumentam o consumo de fibras. Tal ocorrência é normal e explicada pela fermentação das fibras pelas bactérias intestinais (do bem), com consequente produção de gás. Estes sintomas, em geral, desaparecem tão logo a microflora intestinal se estabilize.


ABACAXI AJUDA A QUEIMAR GORDURA?


Não! O abacaxi contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de proteínas. Assim como o mamão contém papaína, enzima que tem acção semelhante à bromelina, mas ambas não tem o “poder miraculoso de queimar gorduras”.


Não existem alimentos que ajudam a emagrecer e queimar gorduras. Existem alimentos que têm acção termogénica (transformam parte das calorias em calor), tais como, soja, pimentas, mostarda, gengibre e outros alimentos picantes.

publicado por anasofiatn às 11:46

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1 comentário:
De Titta a 4 de Agosto de 2005 às 23:20
Olá Ana,
Estive a ler o teu blog e gostei bastante dele. Tens uns artigos muito interessantes, continua assim!!!jokas

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