Sexta-feira, 19 de Agosto de 2005

Dia 57

Corpo pode ser aliado ou não na guerra da balança


 


Uma selecção de 15 itens preciosos sobre o funcionamento do organismo para ajudar a ter sucesso na perda de peso


Aqui estão listados 15 itens, informações valiosas sobre o organismo com a finalidade de ajudar a quem batalha pela perda de quilos e não consegue.


A habilidade para lidar bem com o stress reduz o risco de a pessoa desenvolver a abominada barriga. Isso porque o stress aumenta a produção da hormona cortisol, que leva a maior acumulo de gordura nessa região do abdómen.


Para se despedir deles, é preciso também dar adeus à prática obsoleta da dieta convencional, que em geral prevê restrições abusivas e até jejum.


"Só emagrece quem come direito. É preciso ter em mente que é necessário mudar os hábitos alimentares e que tal comportamento deve ser seguido para toda a vida".


Esse processo de reeducação alimentar não é fácil de ser absorvido de uma hora para a outra. E a pirâmide alimentar é o guia que serve como referência internacional para uma alimentação diária saudável e suficiente para as necessidades do organismo.


 


Alimentos sacietórios
As proteínas são consideradas sacietórias, pois o organismo demora mais para absorvê-las, fazendo com que o efeito sacietório dure mais. Já as gorduras e os carboidratos são absorvidos rapidamente, e a sensação de saciedade dura menos tempo. Outro detalhe: é preciso um determinado tempo (10 minutos, ao menos) para que a sensação de saciedade venha à tona.


Como driblar: coma devagar. "Ao comer rápido demais, as pessoas não dão tempo para que a comida permaneça no tubo gástrico o tempo suficiente para estimular os neurotransmissores que regulam a fome".


 


Actividade física
Quanto mais exercícios, maior a queima calórica. As pessoas costumam acreditar que, com a idade, o metabolismo fica mais lento. Não é verdade. o que ocorre é que, além das alterações hormonais (menopausa e andropausa), as pessoas tornam-se mais sedentárias.


Como driblar: fazer da actividade física um hábito para a vida toda.


 


Autoprotecção


As dietas restritivas são entendidas pelo organismo como uma ameaça ao seu funcionamento. Dessa forma, ele passa a agir como inimigo, activando uma série de mecanismos de protecção para que as pessoas gastem menos energia. Isso ocorre para garantir um razoável stock de gordura para tempos de escassez, o que faz algumas pessoas emagrecerem com mais lentidão.
Como driblar: várias refeições ao dia para manter o metabolismo estável.


 


Dieta masculina
O homem perde peso mais rapidamente que a mulher. Seguindo a mesma dieta, ela pode emagrecer 2kg em uma semana contra 4 perdidos por ele. Explicação: os homens têm mais massa muscular. "Quanto mais massa, maior a queima de energia".
Como driblar: invista nos exercícios.




Diet e light
Diminuir açúcar não significa consumir os mesmos produtos na versão diet, e sim fazer a troca por produtos mais saudáveis. Na verdade, produtos diet são específicos para quem segue alguma restrição dietética quanto a consumo de açúcar, sal, gorduras, lactose, aminoácidos ou proteína, e não necessariamente possuem menos calorias. O chocolate diet, por exemplo, pode não conter açúcar, mas ser tão calórico quanto um chocolate comum. Já os produtos light apresentam redução de 25% em um de seus componentes (geralmente gordura ou açúcar). Há redução calórica, mas é preciso saber em que ingrediente.
Como driblar: opte por alimentos naturais e controle-se diante dos produtos light e diet.


 


Estado de espírito
Ansiedade, stress, impaciência e baixa auto-estima costumam impedir o sucesso da dieta. Mas esses sentimentos são comuns em início e meio da dieta. É preciso saber também que comer por angústia não é pecado.


Como driblar: para imprimir uma imagem menos negativa da dieta, evite começá-la numa segunda-feira. Quase todo mundo desgosta desse dia da semana. Corte aos poucos as calorias para reorganizar sua educação alimentar - dietas restritivas ao extremo também costumam fracassar.


 


Stress
Stress também engorda. Não apenas aumenta a ansiedade e, em alguns casos, leva a pessoa a comer mais do que o necessário, como amplia a produção da hormona cortisol, o qual promove um aumento na retenção de líquido e de acumulo de gordura na região do abdómen. Além disso, o cortiso pode afectar o paladar da pessoa e provocar perda de sensibilidade. Fica-se, então, menos exigente e come-se até não poder mais sem diferenciar doce ou salgado, por exemplo.
Como driblar: procure o método de relaxamento mais eficaz para você, seja massagem, leitura, passeios ou música, por exemplo. Exercício físico também colabora para reduzir o stress, pois provoca a liberação de endorfinas, as quais servem de calmante e proporcionam bem-estar.


 


Genética
A transmissão de pai para filho de genes que aumentam a tendência à obesidade já tem comprovação científica. Filhos de pai e mãe acima do peso tem 80% mais chances de serem obesos. Quando apenas um dos pais é obeso, as chances reduzem-se pela metade.


Como driblar: faça uso da disciplina, e o quadro pode ser controlado. Mudanças de hábitos que envolvem reeducação alimentar, além da prescrição médica de drogas que interagem com a leptina e a prática de exercícios físicos, podem ser indicadas.


 


Jejum
É totalmente condenável. O correcto é comer a cada três horas. É mais fácil para o organismo absorver moderadamente refeições pequenas. Além disso, seu apetite será menor, e o organismo armazenará menos gordura.
Como driblar: coma várias vezes ao dia e, claro, de forma moderada.


 


Medicamentos
Alguns podem engordar. Na lista, corticóides, antidepressivos, antialérgicos e anticoncepcionais. "Além de aumentar a fome, alguns medicamentos também tem acção na queima calórica".
Como driblar: aconselhar-se com o médico que fez a prescrição.


 


Metabolismo
Um bombom pode engordar mais uma pessoa do que outra, e duas pessoas que praticam a mesma quantidade de exercício podem obter resultados diferentes. Isso porque cada organismo tem o seu processo metabólico, uma herança genética. Além disso, um desajuste no complexo mecanismo do metabolismo, como alterações hormonais, pode resultar em quilos a mais.
Como driblar: além da prática de exercício para aumentar a queima calórica, há medicamentos que agem na tiróide - glândula que desempenha importantes funções metabólicas - e que somente podem ser prescritos por médicos.


 


Na barriga
A obesidade pode ter como causa a carência de alimentação da grávida no primeiro e segundo trimestres de gestação. Isso porque a desnutrição da mãe é capaz de interferir no desenvolvimento do hipotálamo - área do cérebro responsável pelo controle da fome e da sensação de saciedade - que está em formação. É como se o bebé nascesse com um mecanismo para se proteger, durante a vida, contra a carência de alimento.
Como driblar: com bons hábitos alimentares.


 


Por trás da obesidade
Pergunte-se se a gordura está mesmo atrapalhando a sua vida. Não é difícil encontrar pessoas que usam a obesidade como desculpa para justificar um modo de vida. Nesse caso, a gordura funciona como uma camada protetora, que serve de justificativa para deixar de lado a vida sexual, a feminilidade ou a falta de iniciativa, por exemplo.


Como driblar: confira se os seus problemas tem como causa o excesso de peso para que isso não interfira no sucesso da dieta.


 


Saciedade
Uma falha no envio para o cérebro das informações relativas à saciedade explica alguns casos de obesidade. A pessoa demora para ficar satisfeita porque os estímulos caminhariam de forma mais lenta.


Como driblar: com medicação


 


Serotonina
Como a maioria das dietas restringe a ingestão de carboidratos, os quais estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, é normal que o organismo passe por algumas baixas desse neurotransmissor, que regula, entre outras funções, a sensação de fome. Nesse caso, o organismo age "inconscientemente" contra a dieta. A falta desse neurotransmissor explica os casos de compulsão alimentar.
Como driblar: exercício físico, sexo e ingestão equilibrada de carboidratos ditos complexos, que são absorvidos mais lentamente, como massas e tubérculos.


 


Vitaminas & C.ª


 


Diário da dieta

publicado por anasofiatn às 11:04

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De isaloura a 19 de Agosto de 2005 às 14:05
Ola amiga...
que optimas dicas, é sempre bom relembrar aquilo que já sabemos, mas que as vezes não colocamos em pratica..um optimo final de semana..um beijo
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