Sexta-feira, 2 de Setembro de 2005

Dia 71

Por que é bom comer fibras


Gera saciedade: as fibras solúveis absorvem água e formam um gel, permanecendo mais tempo no estômago. Com isso, a sensação de saciedade é mais duradoura.


Reduz o colesterol: diversos estudos indicam que, quando combinadas com uma dieta pobre em gorduras, as fibras ajudam a reduzir a taxa de LDL (o colesterol de baixa densidade, que é prejudicial ao organismo). No tracto intestinal, as fibras absorvem as moléculas de gordura e produzem compostos que normalizam a síntese de colesterol pelo fígado.


Controla a glicose: as fibras promovem a liberação mais lenta e constante de glicose, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue. Esse efeito é particularmente benéfico para os diabéticos.


Facilita a digestão: refeições ricas em fibras exigem uma melhor mastigação, o que torna a digestão mais fácil. Por outro lado, o processo digestivo como um todo fica mais lento e, por isso, os nutrientes são melhor aproveitados.


Faz o intestino funcionar melhor: as fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino, evitando prisão de ventre e outras doenças. Essa aceleração também previne o cancro. Em alguns casos, as fibras destroem as bactérias nocivas que estão alojadas no intestino grosso.


Combate mau hálito: as fibras de certos alimentos ajudam a limpar a cavidade bucal, impedindo a formação de uma crosta sobre a língua, chamada de saburo, que é o principal responsável pelo mau hálito.

publicado por anasofiatn às 14:42

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2 comentários:
De Maria a 2 de Setembro de 2005 às 17:54
Li o teu comentário e acho que fazes bem, tenta não cometer deslizes mas sem stressar, e vais ver que se calhar vais ter uma surpresa boa na próxima pesagem. Bom fim de semana.
De Maria a 2 de Setembro de 2005 às 15:42
Olá Ana, Dizes que desistis-te da dieta!!! que vais comer normalmente, mas o que é para ti comer normalmente? Espero que não caías na tentação de comer tudo o que aparecer pela frente. Vá lá não desanimes só porque não consegues baixar o peso, ao menos não aumentas. Come de tudo um pouco só que com peso e medida, ou seja um bocadinho de cada, mas o suficiente para ficares sem fome. FORÇA AMIGA.

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