Segunda-feira, 5 de Setembro de 2005

Dia 74

Qual o papel dos sais minerais no nosso organismo ?


Sais minerais e vitaminas funcionam como "co-factores" do metabolismo no organismo. Sem eles as reacções metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efectivas. Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo como manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contracção muscular, carregar oxigénio para a musculatura e regular o metabolismo energético.


Embora presentes na dieta, alguns minerais nem sempre são ingeridos nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, stress, trauma, perda de sangue e algumas doenças.


A seguir a relação dos minerais mais importantes para o funcionamento do organismo humano.


Ferro


Ferro é um componente fundamental da hemoglobina e de algumas enzimas do sistema respiratório. A deficiência deste mineral resulta em anemia.


Principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos, legumes.


Cálcio


As necessidades de cálcio são geralmente supridas por lacticínios, especialmente leite. A maior parte do cálcio (90%) é armazenada nos ossos, com uma troca constante ocorrendo com o sangue, tecidos e ossos.


 Principais fontes: Lacticínios: leite iogurte e queijos; peixes ósseos, legumes, brócolos, repolho


 


Fósforo


Fósforo tem um papel importante na produção de energia juntamente com o cálcio. A energia química do corpo é armazenada em combinações de "fosfato de alta energia"


O elemento fósforo é altamente venenoso, mas não é tóxico quando ingerido como fosfato na dieta.


Principais fontes: Carnes, porco, frango, peixe, ovos e leite.


Iodo


Deficiência de iodo pode resultar em bócio, o alargamento da glândula tiróide. Habitantes de zonas costeiras geralmente recebem o suprimento adequado de iodo.


Principais fontes: Sal iodado e peixes marinhos.


Magnésio


Pesquisas revelaram que o magnésio tem um papel fundamental na performance em desportos de resistência. Este mineral existe principalmente nos músculos e ossos, onde ajuda na contracção muscular e metabolismo energético.


Principais fontes: Legumes, nozes, verduras, alimentos de grãos integrais, frutos do mar.


Zinco


Zinco ajuda a manter o sistema imunológico sadio, facilita a cicatrização de feridas e recuperação de lesões.


Principais fontes: Alimentos ricos em proteína como carnes, frango e peixe.


Potássio


Este mineral é um electrólito importante para a transmissão nervosa, contracção muscular e equilíbrio de fluidos no organismo. Sintomas de deficiência de potássio incluem fraqueza muscular, desorientação e fadiga.


Principais fontes: Vários alimentos frescos como: carne, leite, frutas, legumes, batatas
e alimentos de grãos integrais.


Selénio


É antioxidante e é importante no crescimento celular. A ingestão de altas doses, 1 mg ou mais, pode causar intoxicação.


Principais fontes de selénio: Frutos do mar, carnes, grãos e sementes.


Sódio


Este mineral é um electrólito importante para a transmissão nervosa, contracção muscular e equilíbrio de fluidos no organismo.


Muito sódio na dieta pode levar à hipertensão em pessoas com predisposição genética.


Principais fontes: Sal, azeite e alimentos processados.


Flúor e outros minerais


Flúor e fluoreto são necessários para amarrar o cálcio aos ossos. Este e outros minerais como boro, cromo, cloreto, cobre, manganês, molibdénio, selénio, silicone, enxofre e vanádio são necessários para a saúde em quantidades extremamente reduzidas. Uma dieta normal provê as quantidades necessárias destes elementos.


 


 

publicado por anasofiatn às 12:01

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